sexta-feira, 30 de abril de 2010

DIA DA MÃE - 2 DE MAIO

Sabias que já nas civilizações grega e romana havia celebrações em honra das Mães, mais propriamente em honra de deusas mães de outros deuses?

Mais perto de nós, regista-se a festa inglesa do século XVII no 4.º domingo da Quaresma, a qual pretendia homenagear todas as mães inglesas e dava folga aos trabalhadores para que pudessem passar esse dia junto das suas progenitoras.
Já nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe. No entanto, considera-se que a ideia da criação de um Dia da Mãe partiu de Anna Jarvis aquando da morte da mãe em 1904. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos de Anna Jarvis. Esta enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade - pureza, força e resistência das mães. O objectivo deste dia seria pensar sobre as mães e a forma de, através de palavras, presentes ou actos de afecto proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias. Na sequência de uma campanha junto de pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos, o Dia da Mãe era já celebrado em 1911 em praticamente todos os estados. Em 1914, o 2.º Domingo de Maio foi declarado oficialmente nível nacional como o Dia da Mãe.

Quase todos os países celebram actualmente o Dia da Mãe, embora cada um o faça em datas diferentes. Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1.º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.