terça-feira, 3 de maio de 2022

O livro jangada (3º D)

No âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil a DGLAB  lançou um passatempo para os mais novos.

Partindo do livro Jangada de pedra do autor José Saramago, imaginar uma viagem à deriva no mar, em cima de um livro que permite todos os sonhos. Aos melhores textos serão oferecidos livros.

A turma do 3ºD (professora titular de turma Catarina Janela) aceitou o desafio e enviou um texto que partilhamos em seguida. 

A professora bibliotecária Elvira foi contactada pela DGLB com a informação que o texto tinha sido premiado com um conjunto de livros. Ela foi buscá-los e hoje partilhou com os alunos que estão de Parabéns!

Os alunos já estão a fazer a leitura dos livros e penduraram também na sala um dos cartazes alusivos ao Dia Internacional do Livro Infantil. 







Clicar aqui para aceder à noticia no site do AECL

____________________________________________________________________________

O Livro Jangada

Foi há tanto, tanto tempo que já mal me lembro que um grupo de alunos do terceiro ano, da Amadora, foi à Biblioteca Municipal.

Foram ver a apresentação do livro “ A maior flor do mundo” de José Saramago e estavam todos contentes. Durante o intervalo da apresentação, os alunos fizeram leituras livres pela biblioteca. Sem querer, um livro antigo caiu da estante. Eles foram logo apanhá-lo e leram o resumo que estava na primeira página.

Descobriram que era um livro mágico, que realizava três sonhos. Para realizar os desejos, o livro tinha de servir de jangada em alto mar, longe de tudo.

Requisitaram o livro e levaram-no para uma doca de madeira. Lançaram o livro ao mar e desceram um a um, à medida que o livro ia aumentando e não se afundava.

O livro “jangada” com os alunos e a professora, por magia, seguiu sozinho até chegar a alto-mar.

Durante a longa viagem, aproveitaram para decidir quais eram os 3 desejos.

Quando chegaram a alto-mar, longe de tudo, o livro parou. Eles pediram ouro para os países pobres, fim da poluição e paz no mundo.

Eles acreditaram que os seus desejos se tinham realizado.

O livro “jangada” trouxe os alunos e a professora de volta para Portugal.

À chegada, viram que nada tinha mudado, mas não perderam a esperança na realização dos seus sonhos.

Os alunos acabaram por concluir que não precisavam do livro para realizar os desejos. Eles iam fazer a mudança no Mundo, com o seu comportamento, atitudes e trabalho. E oxalá que tudo lhes corra bem e a nós também.


1 comentário:

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.