quinta-feira, 1 de julho de 2021

Ciência e Escrita Criativa (3º F)

Trabalho realizado pela turma: 3ºF no âmbito da participação do Concurso Ciência e Escrita Criativa, dando continuidade à história "Perigo na Floresta" da coleção O clube dos cientistas

Apesar de não ganharem o concurso, os alunos divertiram-se imenso a realizar o texto bem como na experiência realizada.

Escola EB1/JI Aprígio Gomes - Professora Titular de turma Elisabete Cima


O Clube dos Cientistas – Perigo na Floresta

Capítulo 1-: Os dinossauros contra - atacam

                                                             (continuação da história – capítulo 2)

O João e a Rita chegaram ao laboratório do Clube dos Cientistas e foram recebidos pelo Carlos de braços abertos. O clube era formado pelos irmãos: Catarina, Carlos e Chico.

Todos juntos divertiam-se imenso e participavam em várias aventuras.

Os Cinco primos combinaram juntar dinheiro para explorar as grutas de Mira de Aire.

Como não tinham dinheiro para comprar o material que precisavam e os pais recusavam ajudar, tiveram que inventar uma maneira de o ganhar. Por isso o Carlos e a Catarina pediram ajuda aos primos e todos juntos decidiram montar uma mesa no parque para vender criações científicas. Enquanto preparavam a montagem da mesa, repararam que o Chico tinha um comportamento estranho sempre que ouvia falar nas grutas. Os quatro primos ficaram preocupados com o comportamento do Chico e perguntaram o que se estava a passar. 

O Chico respondeu que não se passava nada e retirou-se dizendo que ia ao quarto buscar um livro. 

Os primos ficaram preocupados, pois o Chico nunca perdia uma experiência. Mas ficaram ainda mais preocupados quando o Chico se recusou a ir com eles ao parque.

Quando chegaram ao parque, os amigos prepararam a mesa com uma toalha e colocaram lá as suas criações, no entanto, a Catarina, não parava de pensar por que motivo andava o irmão tão esquisito.  

Enquanto satisfaziam a curiosidade de algumas crianças e preparavam as vendas, o tio, pai do Carlos e da Catarina chegou e aproximou-se, perguntou  como  estavam a correr as vendas e disse que ia levá-los para casa.

Dirigiram-se os para o carro e foram deixar os primos em casa. Depois de deixar os primos o pai do Carlos e da Catarina perguntou-lhes porque é que o Chico não foi com eles ao parque.

Ambos responderam que não sabiam. Perante a resposta dos dois irmãos, o pai desafiou-os a descobrir o mistério em volta do silêncio do Chico. Pois, se eles eram detetives cientistas tinham de descobrir o mistério e ajudar o Chico a resolver o seu problema.         

Os dois irmãos aceitaram o desafio do pai e junto com os primos decidiram elaborar um plano. 

O primeiro passo do plano foi: entrar no quarto do Chico, vendar-lhe os olhos  e levá-lo até às grutas de Mira de Aire.

Quando lá chegaram, tiraram a venda e repararam que Chico ficou muito agitado e nervoso ao ver as grutas. A Catarina perguntou ao irmão, o que se passava com ele. Então o Chico confessou que andava ausente e estranho, porque o grupo estava a planear uma visita às grutas e ele tem medo de grutas.

Para o tranquilizar, o grupo mostrou ao Chico a experiência que estavam a planear fazer nas grutas, que era encher balões com garrafas de água vazias. Uma vez que, o Chico adorava encher balões e decorar espaços com balões. O Chico ficou muito feliz e agradeceu ao grupo por o ter ajudado a ultrapassar o medo.


Protocolo Experimental

Questão: É Possível encher um balão com uma garrafa de água vazia?

Material:

1 Garrafa de plástico vazio 

1 Tesoura

1 Balão


Procedimento:

Recolhe uma garrafa vazia

Com a tesoura faz um furo na Garrafa

Coloca o balão gargalo da garrafa

Aperta a garrafa


Conclusão:

Ao apertar a garrafa, o ar da garrafa passa para o balão e o balão enche.





          

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.