quarta-feira, 30 de junho de 2021

Slime Caseiro (3ºC)

Os alunos do 3ºC, no âmbito da participação no concurso Ciência e escrita criativa  da coleção O Clube dos Cientistas, continuaram a história "Mistério no Hospital" e realizaram uma experiência com produtos caseiros. Apesar de não ganharem o concurso, divertiram-se imenso! 


O Clube dos Cientistas – Mistério no Hospital

(continuação da história – capítulo 2)

Os meninos procuraram materiais em sua casa para construir um posto de vigia. Eles queriam vigiar a cidade para descobrir quem seria aquele homem misterioso. 

Recolheram a madeira que estava no chão do quintal, ao lado da cerca, e construíram uma casa pequenina que colocaram em cima do pinheiro do jardim. Montaram uma escada de ferro, resistente e robusta, para poderem subir em segurança. 

Dentro do posto de vigia colocaram um monóculo para observarem a vizinhança e quem se aproximasse. Organizaram-se em turnos de uma hora para não ficarem tão cansados. Nas horas das refeições, quando tivessem de estar todos juntos à mesa, a Carbono assumiria a vigilância. 

 Durante a noite, a vigilância não foi assegurada por ninguém.  Quando acordaram, os irmãos repararam que havia desarrumação no quintal. Teria estado ali alguém? Teria sido algum animal? Ou teria sido o homem misterioso?

  Os irmãos começaram a inspecionar o quintal à procura de alguma pista. Viram pegadas no chão e pediram à Carbono para as seguir. Ela levou-os até uma carteira perdida. Abriram-na e viram que não tinha dinheiro nenhum. Apenas tinha uma fotografia de uma família com uma data e uma morada.

Pesquisaram a morada no google maps e viram que era de um hospital. Decidiram ir até lá numa tentativa de descobrirem quem seria aquela família. Dirigiram-se ao segurança e mostraram-lhe a fotografia. Ele reconheceu a família de imediato. 

A senhora estava grávida e esteve internada para ser feito o parto. Apesar de ter havido complicações e de ter sido feita uma cesariana, tanto a mãe como o filho ficaram bem. 

O segurança explicou que quem tinha tirado aquela fotografia tinha sido um animador de festas que costumava animar as crianças no hospital. 

Naquele momento viram um senhor vestido de palhaço a sair das urgências e a entrar num carro que tinha a publicidade “Palhaço Tintim”. Decidiram segui-lo. Pedalaram o mais que conseguiram, mas acabaram por perdê-lo. 

Foram para casa exaustos e desiludidos. Mas, quando se aproximaram do portão viram que havia uma festa à sua espera. O homem misterioso era, afinal, o Palhaço Tintim que andava a rodar a casa para preparar uma festa de aniversário para a Catarina.

A festa foi muito animada. Os irmãos fizeram várias experiências, mas a mias divertida de todas foi a do slime. Numa tigela misturaram cola branca, espuma de barbear e detergente. A Catarina quis misturar também corante vermelho, que era a sua cor preferida. Depois, brincaram imenso com aquela pasta viscosa. Que animação!

Despois da festa, o animador convidou os irmãos para o ajudarem a alegrar as crianças internadas no hospital. Disse-lhes que os mais pequenos adoram experiências. Os gémeos e a Catarina ficaram entusiasmados com a ideia e foram organizar os materiais. 

Apenas tinha um formulário de inscrição para uma festa onde estavam escritos os nomes dos seus pais.  


Experiências:

- amido de milho + água + areia (areia movediça)

- flores + corante (flores coloridas)

- camisola branca/calças + lápis de cera (disfarce)

- lápis de cera para derreterem ao Sol

- cola branca + espuma de barbear + detergente (slime)

- água oxigenada + potássio + corante ou coca cola + rebuçado “mentos” (explosão) 

- bicarbonato de sódio + vinagre (cobra)


clicar na imagem para aceder à noticia no site o AECL

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.