terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Parlamento dos Jovens - Sessão Escolar



A sessão escolar decorreu no dia 19 de Janeiro:  foram eleitas deputadas efectivas a Elsira e a Nair (9.º C) e como deputado suplente o João Vítor (6.º B), os quais, orientados pela professora coordenadora, elaboraram depois o projecto de recomendação da escola a defender na sessão distrital.

 Nesta fase a nível de escola, temos de sublinhar o envolvimento dos alunos, o interesse das propostas que apresentaram e uma fantástica capacidade de expressão oral em interacção, poder de argumentação e poder de síntese de vários jovens, que superou as expectativas de quem teve o privilégio de participar nos trabalhos. A participação no projecto reforçou a cidadania, ensinou a democracia e contribuiu para o desenvolvimento das competências comunicativas em língua portuguesa e melhoria da auto-estima dos alunos envolvidos.

Vê o resumo das medidas propostas e apoia os teus colegas para que a nossa escola esteja representada na Assembleia da República:

MEDIDAS


1. Constituição de uma Associação de Combate à Violência Escolar (ACVE) em cada concelho, com a missão de dinamizar campanhas de sensibilização nas escolas, criar um site e ainda gerir uma linha telefónica de ajuda e um endereço de correio electrónico destinado a receber denúncias.


2. Formação de brigadas unidas de estudantes, designadas “BUÉ”, constituídas pelos delegados e subdelegados de turma identificados com uma braçadeira, e que teriam como missão reforçar a vigilância nos pátios e pavilhões.


3. Realização de reuniões semanais ou quinzenais entre a Direcção das escolas e os envolvidos nos casos de violência escolar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.