quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Biblioteca no jornal "Moinhos ao Vento"

Leitura, biblioteca escolar e bons estudantes

Vai este texto falar-vos de leitura. Sempre leitura, porque é por ela que conhecemos o mundo, os outros, a nós próprios, que aprendemos, sonhamos, reinventamos, transformamos e contribuímos para um mundo melhor. Leitura para rechear a alma. E quem fala de leitura, fala de biblioteca. Outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, subordinado ao tema “Diversidade, Mudança, Tecnologia”, mas sempre com a leitura em pano de fundo, independentemente dos suportes - papel ou digital.

A Biblioteca Escolar oferece-te a oportunidade de navegares por todos eles e dares “novos mundos ao teu mundo”. Ou aproveitas e estás in, ou passas ao lado e estás out. Na biblioteca trabalhamos para te disponibilizar um espaço acolhedor, agradável e organizado, com uma colecção de livros e outros recursos adequados aos teus gostos, interesses e necessidades de formação, organizamos muitas e diferentes actividades autonomamente ou em parceria com os professores, contamos histórias, sugerimos livros, apoiamos-te na realização dos teus trabalhos, estamos na Internet no nosso blogue em http://escrevelerbrincontar2.blogspot.com e, brevemente, no Facebook, ensinamos-te a navegar em segurança na Internet e… Quem ficou curioso, terá de visitar a biblioteca e o blogue, participar, comentar e sugerir. Feiras do Livro, escritores, encontros, horas do conto, cinema, concursos, exposições, é um fervilhar de actividades excitantes para te cativar e fazer com que todos os dias te aproximes mais um pouco da leitura.

A leitura, tal como o sonho para o poeta, é uma constante da vida. E os alunos que já trabalharam connosco este ano (e foram muitos!), confirmam que lêem em todo o lado, nos livros, nos jornais, no computador, na televisão, na publicidade, no supermercado, na rua, no telemóvel. Mas, se pensarmos bem, nada se compara à espectacular tecnologia do livro, que é leve, móvel e nunca fica sem bateria. Só treinando a leitura poderás ler bem, compreender bem, escrever bem. A leitura é como o código postal: um bom leitor tem meio caminho andado para ser bom estudante, para ter bons resultados e ser um cidadão bem sucedido. Afinal, não é para isso que frequentas a escola? Então viaja, descobre, aprende, sonha e deixa-te contagiar pela paixão da leitura.

Maria Filomena Rocha
Professora Bibliotecária


PS. Quem me ajuda a contar os adjectivos deste texto? Deixa um comentário com o n.º que descobriste.

0 comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o interesse demonstrado. Todos os comentários construtivos serão publicados.